FANDOM

The Earth seen from Apollo 17

A Terra vista do Apollo 17.

A Terra é um planeta do sistema solar, sendo o terceiro em ordem de afastamento do Sol e o quinto em diâmetro. É o maior dos quatro planetas telúricos. Entre os planetas do Sistema Solar, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água, tem placas tectónicas e um forte campo magnético. A atmosfera interage com os sistemas vivos. A ciência moderna coloca a Terra como único corpo planetário que possui vida da forma a qual conhecemos. Alguns cientistas como James Lovelock consideram que a Terra é um sistema vivo chamado Gaia.

O planeta Terra tem aproximadamente uma forma esférica, mas a sua rotação causa uma deformação para a forma elipsóidal (achatada aos pólos). A forma real da Terra é chamada de Geóide, apresenta forma muito irregular, ondulada, matematicamente complexa.

Origem Editar

Crystal Clear app xmagVer artigo principal: História da Terra
Formação do Sistema Solar

Formação do Sistema Solar até seu estado atual.

Há 5 bilhões de anos atrás, um fragmento de um dos braços em espiral da Via Láctea desprendeu-se dela. Era gás e poeira cósmica, composto por dois terços de hidrogénio, uma de hélio e uma pequena proporção de outros elementos. Começou a fundir-se e a condensar-se até formar um centro, o proto-sol, que atraiu partículas sólidas das proximidades: os planetesimais. Há teorias catastróficas e outras, baseadas na evolução das nebulosas, para explicar com exactidão este processo.

Há 4.7 Bilhões de anos atrás, os primeiros sólidos a condensar-se foram as matérias refractárias, como o titânio, o cálcio e os óxidos de alumínio. A Terra estava incandescente. À medida que a temperatura foi descendo, por arrefecimento, surgiram minerais como os sulfatos. Estes e outros compostos juntaram-se para formar as rochas actuais. Pouco a pouco, o planeta ia aumentando de tamanho, num processo chamado "acreção".

Também no FANDOM

Wiki aleatória